Guia Rápido de Configuração do PCSX2 v0.9.8
#1
Se você tem algum comentário/sugestão/correção/etc sobre este guia, favor postar suas opiniões aqui (em inglês). Obrigado.

Toda informação aqui também se encontra no guia mais longo, mas acredito que esse formato e conteúdo responde muitas perguntas dos fórums, sendo ao mesmo tempo relativamente curto e mais fácil de ler do começo ao fim, se comparado com o guia oficial...

Links úteis
Depois que você leu este guia, se você quiser pedir ajuda no fórum, é MUITO IMPORTANTE que você inclua as seguintes informações:
  • Especificação do seu hardware/SO - CPU, Placa de Vídeo, Memória RAM, Sistema operacional.
  • A versão do PCSX2 que você está usando.
  • Qual configuração diferente do padrão que você está usando, preferencialmente um dos números de Pré-Definição.
  • Quais jogos você está tentando jogar e se você está jogando eles a partir de ISO ou DVD.
---------------------------------------------------------------

1. Hardware em geral:
--------------------
- Tenha em mente que mesmo se o seu PC é novo e/ou roda Crysis 2 sem problemas, isso não quer dizer que vai rodar todos jogos emulados de PS2 em alta velocidade.

- PCSX2 normalmente usa 2 threads (núcleos) no máximo*. Isso significa que se você tem uma CPU de 4 núcleos, a utilização máxima dessa CPU que você verá é 50%, e normalmente até um pouco menos. Se você tem uma CPU de um só núcleo, a maioria dos jogos ficará lenta.

* Os nightly builds mais recentes suportam o uso de 3 núcleos se habilitado o novo hack de velocidade MTVU.
* Novas nightly builds permitem utilizar 3 núcleos (cores) quando se usar o novo hack de velocidade MTVU.


- Notebooks: Certifique-se que as configurações de energia estão configuradas para "Alta Performance". Se você tem duas GPUs, certifique-se de que a GPU externa está selecionada.

Mais leitura:
- PCSX2 vai rodar rápido no meu computador (hardware em geral) - em inglês.
- Benchmark do CPU com PCSX2 (somente CPU) - em inglês.




2. Versões/Instalação do PCSX2 :
--------------------------------
- Use o último lançamento oficial, (atualmente 0.9.8 r4600). Outras compilações ou nightly builds de desenvolvimento mais novas podem ser mais rápidas, mas são em geral menos estáveis/compatíveis - use a seu próprio risco.

- DirectX: Instale as últimas atualizações. Mesmo se você tem a versão correta de DirectX instalada (9.0c/10/11) e outros jogos funcionem sem problemas, PCSX2 pode mesmo assim precisar de exatamente as últimas atualizações do DirectX (Sintoma: GSdx falha em carregar).

- Instalação: Se suas configurações não foram salvas depois de sair do PCSX2, tente o pacote binário, e extraia-o para o diretório raiz de um de seus drives (ex: C:\PCSX2 ).


3. Plug-ins:
-----------
- Somente 3 plug-ins são usados pelo PCSX2 se você usar um arquivo ISO (ao invés de uma mídia de DVD no drive de DVD). São eles o plug-in de Áudio (use SPU2-X) e o plug-in de Vídeo (Use GSdx) e o plug-in de Gamepad (Lilypad).


- DVD:
------
- PCSX2 vai funcionar mais rápido se usar um arquivo de imagem de DVD (ao invés de uma mídia de DVD). Crie um arquivo de imagem com Imageburn. Outras ferramentas podem criar imagens corrompidas, ou não.

- Para rodar um arquivo de imagem de DVD de PS2, NÃO MONTE A IMAGEM (daemon tools, etc). Ao invés disso, use CDVD -> Seleção de ISO -> Procurar, e escolha o seu arquivo de imagem. Note que apesar do nome "Seleção de ISO", muitos formatos de imagens são suportados (iso, nrg, cue/bin, etc). Se você seguiu corretamente, então o item "Iso" deve estar selecionado no menu do CDVD, e o plug-in CDVD NÃO vai ser usado (Mas está tudo bem - PCSX2 vai carregar o arquivo de imagem sem problemas usando um plug-in).

- Áudio:
--------
- Use SPU2-X (outros plug-ins de áudio são normalmente menos compatíveis).

- As configurações do SPU2-X tem pouco efeito na velocidade (no máximo por volta de 3%, e normalmente menos). Se você quer emulação mais rápidaa possível você pode apertar, selecionar Interpolation - 0 (Nearest neighbor), e desabilitar processamento de efeitos.

- Gráficos:
-----------
- Use GSdx (outros plugins são normalmente mais lentos e menos compatíveis).

- "Renderer" do GSdx: Use um dos modos de hardware para maior velocidade. Use um dos modos de Direct3D (Software) para maior compatibilidade de emulação visual (normalmente com impactos negativos na velocidade).

- Escaloneamento/Resolução GSdx: para emulação mais rápida, escolha "resolução original do PS2". Note que enquanto alta resolução normalmente parece melhor, elas podem causar algumas falhas visuais (afinal das contas, os jogos foram feitos para a resolução original somente). Com uma GPU recente, é possível usar resoluções mais altas com mínimo de impacto na velocidade. Usar uma das opções de escaloneamento (x2/x3/...) normalmente reduz a probabilidade de ocorrência de falhas mais do que se usasse uma resolução personalizada. Em alguns casos, porém, a resolução personalizada pode remover algumas linhas horizontais/verticais (Tente: 1200x1200). (Eu normalmente uso x2 ou x3)

- "Allow 8 bit textures" (permitir texturas em 8 bit) pode melhorar a velocidade de forma significante para alguns jogos, e pode também atacar a performance de outros jogos. Tente ambos modos para cada jogo. (Eu pessoalmente mantenho essa opção habilitada).

- Alpha correction (correção alpha) pode atacar a performance de alguns jogos. Tente com e sem esta opção em alguns jogos. (Eu pessoalmente normalmente matenho essa opção desabilidada).




4. Configuração do PCSX2:
-----------------------
- A melhor forma para tentar configurações diferentes do PCSX2 e examinar como elas afetam a velocidade, é usar as pré-definições na parte inferior da janela de configuração. A Pré-definição 1 é a mais lenta, mas a mais compatível; pré-definição 4 é geralmente tanto segura quanto relativamente rápida; e a pré-definição 6 pode em muitos casos ocasionar em leituras falsas de quadros por segundo - FPS (i.e. FPS está alto, mas o jogo está na verdade lento).

- Observe os valores afetados pelas pré-definições enquanto move o controle deslizante (slider) de pré-definições (especialmente na guia de "Hacks de Velocidade"), e você pode também alterar manualmente simplesmente desativando as pré-definições.

- Quando não estiver usando as pré-definições, é importante certificar-se de que a opções "Correções de Jogos" esteja habilitada no menu do seu sistema (feito automaticamente quando se usa pré-definições). Isso automaticamente aplica vários valores de configuração para muitos jogos, para melhorar/corrigir emulação desses jogos.

- Usando SuperVU para VU0 e/ou VU1 (na guia de configuração de VUs) pode aumentar um pouco a velocidade para alguns jogos, mas superVU é geralmente menos compatível que o novo (e padrão) microVU. As pré-definições não alternam entre mVU/sVU, então, caso queira tentar, você pode configurar manualmente. Também, para seu conhecimento, superVU não está atualmente sendo ativamente desenvolvido e melhorado.

- Modo Clamping (para VUs/EE/IOP): você pode conseguir um pequeno aumento de velocidade se definir "Nenhum", mas isso também pode afetar negativamente na compatibilidade. Recomendado: Deixa em "Normal".

- Vsync: pode fazer jogos rodarem mais lentos. Recomendado: deixe desabilitado.

- Frame skipping: muitas vezes distorce a exibição visual. Recomendado: deixe em 'Desabilitado'.

- Correções de jogos: elas corrigem vários problemas de emulação e podem quebrar outras coisas. Recomendado: deixe todas desabilitadas (mesmo assim eles vão ser aplicados automaticamente quando necessário se a opção "Correções de jogos automáticas" estiver marcada). A única exceção é o "Hack de tempo de EE", o qual pode melhorar um pouco a velocidade em alguns jogos e pode gravemente estragar outros jogos, ou surtir efeito nenhum.

- Para as demais configurações não foram mencionadas acima, é melhor deixar em seus valores padrão.
Reply

Sponsored links

#2
Removendo este tópico da lista de destaques, por se tratar de uma versão antiga do PCSX2.
Reply




Users browsing this thread: 2 Guest(s)